Coronavírus e a ansiedade

Imagem retirada do site: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/03/16/coronavirus-governo-de-rondonia-decreta-situacao-de-emergencia-de-saude-publica.ghtml



Olá!!
Depois de tanto tempo, cá estou novamente. E hoje, eu gostaria muito de conversar, principalmente, com você que, assim como eu, sofre de ansiedade, depressão...


Estamos vivendo um período de pandemia e o caos está se instalando sobre o mundo! Muitas pessoas infectadas pelo vírus Covid-19, estabelecimentos sendo fechados para evitar a disseminação do vírus e com isso muitas pessoas desempregadas, ou preocupadas com o futuro financeiro delas e do país.
Mas não é só isso. Existem pessoas que sofrem com a ansiedade, com a depressão. E tendo que ficar em "confinamento", essas doenças podem se agravar.

Pensando nisso, resolvi escrever para vocês como forma de ajudá-los a passar por esse período de quarentena sem sofrer com esses problemas, que são como monstros para nós.
Podemos passar por essa quarentena com qualidade de vida, com tranquilidade. Não precisa ser ruim. Não precisa ser cansativo, ou estressante. Podemos ocupar nossa cabeça com coisas que amamos, com pessoas queridas (isso não significa que você pode sair por aí visitando todo mundo mas, provavelmente você não mora sozinho. E, se mora, vou te dar uma ajudinha).
Então, vamos às dicas:

1) Medite!*
Para mim, não existe nada mais eficaz que a meditação para amenizar as crises de ansiedade, para acalmar os pensamentos, para desacelerar. No começo pode ser difícil! A cabeça não para de pensar, mas com constância, você consegue!
Medite ao acordar, quando começar a pensar demais no futuro ou no passado, quando a preocupação vier.

2) Escreva!
Você sabia que o hábito de escrever todos os dias é terapêutico? Se você não costuma fazer um diário sobre sua vida, seus pensamentos e sentimentos, experimente! É libertador! Clarooooo que não substitui as terapias com profissionais, mas fazem um bem danado para nós ansiosos.
Eu tenho o costume de escrever sempre que as crises vem, ou quando estou preocupada, ou quando preciso desabafar algo. Mas também escrevo quando algo muito bom acontece. E não só escrevo, como decoro meu diário, com fotos, com washi tapes, adesivos...
Experimente!

3) Faça o Bible journaling!
Você já ouviu falar do bible Journaling? É uma forma divertida de fazer devocional. Com o Bible journaling, seu relacionamento com o Pai pode ir além! E essa também é uma forma terapêutica de passar o tempo.

4) Exercite!*
Pratique algum exercício físico. Existem várias formas de se exercitar. Yoga, cardio, funcional, pilates.. Todas essas formas, você consegue fazer em casa. Existem aplicativos ótimos que te auxiliam, fora o youtube que também disponibiliza vários vídeos com exercícios guiados. E agora, as academias e studios estão realizando lives, no Instagram, com aulas para os que estão em casa e para os que não são matriculados em alguma academia.

5) Jogos de tabuleiro!
Você gosta de jogos? Essa é uma ótima forma de interagir com aqueles que moram com você. E para os que moram sozinhos, existem os jogos de RPG online.

6) Artesanato!
Esse é um ótimo momento para aprender a fazer algum artesanato. Bordado, crochê, tricot, bijoux...

7) Leia um livro!
Para mim, a melhor forma de passar o tempo é lendo um livro. Sabe aquele livro que está na prateleira há séculos, esperando para ser lido? Chegou a hora de você ler ele.

8) Atualize os estudos!
Para você que faz faculdade, ou está na escola, em uma pós graduação, ou até mesmo você que já terminou os estudos e está parado a muito tempo, pode aproveitar para colocar todas as leituras em dias. Ler todos os materiais que estão atrasados, trabalhos que não foram concluídos, ler sobre aquela matéria que você tem dificuldade, aquele assunto que te interessa.;;

9) Maratone suas séries e filmes preferidos!
Aproveite esse tempo para atualizar todas as suas séries preferidas e assistir aqueles filmes que você sempre quis assistir e não teve tempo. Se tiver um companheiro, essa maratona fica ainda melhor!

10) Ore!
Estamos em um período de grande preocupação, a mídia sempre com notícias ruins. Tire um tempo para falar com Deus! Para se relacionar com Ele, para alimentar sua fé! Nada melhor que estar na presença do Pai para "botar pra correr" esse medo que anda rondando a gente, diminuir nossas ansiedades... Ele é a melhor companhia que podemos ter nessa quarentena.

Existem várias outras formas de passar o tempo com qualidade. Aproveitem o momento da melhor forma. E, caso você não consiga se acalmar, mesmo com tantas dicas legais, me chama no instagram para conversar, vou ter o maior prazer em poder te ajudar, mesmo que online!
Nada e perder tempo lendo notícias duvidosas, em sites sem credibilidade. Busque informações confiáveis, apenas uma vez por dia. Você não precisa ficar lendo sobre o assunto o tempo todo!

E não se esqueça: TUDO VAI FICAR BEM!

*Dicas de apps de meditação e exercícios:
Lojong
Insight Timer
Yoga Studio: Mind & Body
Workout Pro

Comentários

Postagens mais visitadas