Retrospectiva 2019

Praia de Itaguá - Ubatuba SP

A gente demora mas sempre retorna...
Dezembro é um mês de muitas lembranças né?! Sempre nos sentimos saudosistas, nos volta à memória, lembranças de um ano inteirinho...
E nessa onda de retrospectiva, estive pensando sobre o meu ano. E me veio algumas perguntas, que sempre insistem em me perseguir, vez ou outra: Quem foi você quando ninguém estava te vendo? O que te motivou este ano? O que você fez? Pelo quê você é grato?
Todo ano elas surgem na minha cabeça. Me fazem medir como foi meu ano, pensar no que eu deveria ter feito, como eu deveria ter agido...
Esse ano preciso dizer que não foi um ano fácil. Ele já começou tenso! Tive uma gestação anembrionaria, crises de ansiedade, perdi pessoas que amo, o câncer foi o protagonista do ano para muitos conhecidos, o Diego descobriu uma inflamação no esôfago, que o fez mudar toda a rotina alimentar e de saúde, a mamãe nos deu um sustinho relacionado a saúde dela, a vovó, nos deu vários sustinhos...
Estava conversando com o Diego, no final de semana, sobre este ano e tentando lembrar todas as coisas que me ocorreram e me fizeram ser gratas. Claro que tiveram várias, mas o ano foi tão difícil que não conseguia me recordar sem ter que pensar muito antes.
Então hoje, conversei com minha terapeuta, que é uma pessoa maravilhosa e que, em tão pouco tempo, me fez enxergar tantas coisas em mim, e estávamos fazendo exatamente essa retrospectiva do meu 2019. E ela me fez enxergar que, tudo que eu havia escrito aqui antes (parte desse texto já estava pronto desde o final de semana) poderia ser mudado, poderia ser reescrito em uma nova perspectiva. Então vamos lá!
Na edição anterior eu estava falando o quanto a ansiedade me trouxe dias cinzas, tristezas que nunca imaginei sentir, lágrimas que pensei nunca mais secarem... De fato é um peso, é uma tempestade viver ansioso. E o ansioso tem a tendência de enxergar apenas a tempestade, nunca o mastro onde ele pode se segurar até que ela cesse.
O ansioso acredita que aquela tempestade é muito maior do que ele possa suportar. E de fato ela se torna mesmo. E ele pensa estar vivendo aquilo por ser fraco, ou por ter pouca fé, por duvidar do poder de Deus sobre ele. E posso te contar um segredo? O ansioso é mais forte do que ele pensa. Ele suporta a tempestade, ele se ajoelha diante do seu Criador e implora por cura, por salvação, ele aguenta críticas (porque nem todo mundo entende o que ele está passando), ele se transforma!
Hoje eu quero falar sobre gratidão. Gratidão de um ano que me ensinou tantas coisas e ainda está me ensinando.
Eu entendi que tudo isso que venho passando no decorrer desse ano é apenas um processo, um processo de transformação. Assim como as borboletas precisam passar pelo casulo, Deus também faz isso conosco. Ele nos molda. Um dia, minha terapeuta me falou que somos como o ouro, que precisa passar pelo processo de derretimento para que todas as propriedades ruins sejam separadas das boas e assim ele se tornará o ouro mais puro e perfeito. Assim somos nós. É doloroso o processo, a transformação exige muito de nós, mas Deus sabe o quanto valerá ao final do processo. Ele nos conhece e nos ama tanto, que permite que vivamos isso.
Então sou grata por isso, em primeiro lugar. Por Ele escolher me transformar, por Ele acreditar que consigo passar pela tempestade, que consigo sobreviver ao casulo.
Sou grata também por ter sido batizada, junto com meu esposo, e entender que Jesus derramou Seu sangue por mim, pelo Diego e por todos nós. Sou grata por viver sobre o favor dEle, por Sua graça e misericórdia porque, por mérito, eu não teria nada que tenho hoje, não seria nada que sou hoje. Sou grata por poder me sentar à uma mesa farta todos os dias, por ter um emprego e poder pagar as nossas contas em dias, por ter voltado ao yoga, por praticar meditação, por estar fazendo terapia com uma psicóloga maravilhosa, por ter acesso à Bíblia, por ter saúde. E falando em saúde, não poderia deixar de sentir gratidão por ter tido uma gestação anembrionária que, provavelmente teria sofrido com um bebê com má formação, ou um aborto tardio, e Deus me presenteou com uma chance de poder me preparar para uma próxima gestação. Grata pelo problema do Diego que acabou trazendo mais saúde a ele, com as mudanças de hábito. Ele está se sentindo muito mais saudável hoje, se alimentando melhor, fazendo exercícios, a auto-estima dele se elevou, ele emagreceu (e ele queria muito isso). Grata por me aproximar mais dos meus pais e irmãs, graças às minhas crises de ansiedade. Nos unimos muito mais, cuidamos muito mais uns dos outros, nos importamos mais.
Enfim, 2019 não foi nada do que eu pensei até hoje. Sofrer de ansiedade foi apenas um detalhe em vista a todas as bênçãos que recebi neste ano!
Até hoje de manhã, eu só conseguia pensar no quanto 2019 foi um ano pesado, sufocante, só conseguia pensar em todas as batalhas espirituais que enfrentei. Agora, só consigo pensar no quanto ele foi maravilhoso, em todas as coisas boas que vivi nele, todas as vezes que senti Deus falando comigo e me mostrando tudo que Ele estava preparando para mim. Nos encontros de quinta, nos cultos aos domingos, nas conversas com amigos...
Eu desejo que 2020 seja um ano de grandes vitórias, não só para mim, mas para você também. Que possamos nos encontrar, nos enxergar por dentro, nos reconhecer, nos transformar. Que eu e você tenhamos forças para segurar no mastro do navio quando a tempestade vier e enxergar, ao final dela, a luz da calmaria. Desejo que nós possamos ter coragem para mudar aquilo que precisa ser mudado dentro e fora de nós, coragem para querer mudar! Desejo que você conheça a Deus, se ainda não o conhece, que viva tudo que Ele tem para você, que sinta todo o amor que eu sinto dEle, que confie nEle. Desejo que você acredite em você, acredite no seu potencial, na sua força, na sua coragem. Desejo que você consiga enxergar todos os motivos que teve este ano, para se sentir grato!
Desejo um Feliz 2020!!!!
Obrigada por me acompanhar até aqui, por ler meus devaneios, minhas queixas, meus desabafos.

Comentários

Postagens mais visitadas